Normalmente sim, desde que você entre em Portugal por outro país e não receba o carimbo de entrada em Portugal, nesse caso será necessário declarar a entrada, em até 3 dias após a sua entrada.
Ocorre que se após a sua chegada em Portugal, se você for diretamente pra um hotel, em geral esse Hotel comunica ao SEF que você entrou no país, mas se você pra qualquer outro lugar, ai sim será necessário declarar a sua entrada e isso você faz através de uma marcação no SEF.
Atualmente se você ligar pro SEF pedindo essa marcação, eles estão indicando que já não é necessário declarar a entrada, mais na hora da sua entrevista no SEF será necessário levar o bilhete da viajem para comprovar que você entrou legalmente no país.
Descrição do Vídeo:
Se você entrou em Portugal por outro país, saiba que é necessário informar ao Governo Portugues que você entrou em território nacional em até 3 dias após a sua entrada.
Mas sabemos que atualmente o SEF não está agendando para declarar a entrada, mas na hora da sua entrevista no SEF será necessário levar o bilhete da viajem para comprovar que você entrou legalmente no país.